IA53

PROJETO FINALISTA

autores_ Pablo Alvarenga, Daniel Semião, Adriana Zampieri, Beatriz Souza, Heitor Savala, Eliza Altenfelder, Gabriel Rocchetti

A meta de projetar um sistema aberto e flexível, que possa se adaptar às diferentes soluções de terreno, de programa e custo, foi mantida. Além da matriz apresentada na primeira fase, com seus custos e soluções mais apurados, optamos por apresentar um desdobramento possível para a mesma, uma versão de 60m², composta pelos mesmos componentes estruturais. Nessa versão, em vista do custo desejado, foram testados componentes de fechamento alternativos. Outra característica importante desta versão é ser expansível, isto é, o proprietário pode comprar um casa de 60m² e eventualmente expandi-la para uma de 75m², essa flexibilidade das lajes do mezanino também permite configurações de planta diferentes para a casa de 75 m², inclusive com 2 banheiros. A recombinação dos componentes entre as duas opções apresentadas, junto com as três opções de implantação, permitem uma vasta abrangência de variedades de casas sobre uma mesma base comum, de modo a tornar possível um alto grau de personalização, finalista ampliando ao máximo o leque de escolha dos clientes.

ata do júri

Projeto realiza uma investigação estrutural interessante, reduzindo apoios ao contar com tirantes em aço para contraventamento e ancoragem do conjunto; no entanto, o júri sugere a verificação da solução adotada para as vigas do pavimento superior, “apoiadas” no tirante, que os carrega com esforços de compressão aparentemente inviáveis.

©2019 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?