Contra
Condutas

Pesquisa sobre trabalho e migração na construção civil

Pesquisa sobre trabalho e migração na construção civil

25.07.2016

Apresentação

Por decisão do Ministério Público do Trabalho de Guarulhos, parte da verba de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), endereçado a uma construtora brasileira, flagrada empregando trabalho análogo a escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, foi destinada à Associação Escola da Cidade, para a elaboração de um projeto que problematizasse e impactasse o debate público sobre as grandes obras de infraestrutura, a migração e o trabalho análogo a escravo na contemporaneidade. Desta iniciativa do sistema de justiça do trabalho que, entre outras ações de combate e erradicação do trabalho análogo a escravo, pretende fomentar o debate sobre o reconhecimento dos direitos do trabalhador, se origina o projeto Contracondutas.

Com duração prevista de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), conta com uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção 
ao debate público do tema e de suas repercussões na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

O Projeto Contracondutas se pretende agente de reflexão, trabalhando no sentido da produção de conhecimento acerca dos sistemas e relações de trabalho e mapeamento de condutas vigentes, para propor “condutas outras”, como alternativas de significação política a procedimentos normatizados nos meios de atuação profissional em que nos situamos.

Equipe Contracondutas> Curadoria e Coordenação geral: Carolina Tonetti/Ligia Nobre. Coordenação do Conselho Técnico: Felipe Noto. Coordenação e acompanhamento de conteúdo e edição geral: Gilberto Mariotti. Coordenação e acompanhamento das atividades didático pedagógicas: José Guilherme Pereira Leite. Coordenação do Conselho Científico: Mariana Boghosian. Assistente de curadoria: Julia De Francesco. Conteúdo e edição: Joana Barossi. Linguagem Visual: Vitor César/Julia Masagão. Plataforma digital: Claudio Bueno. Estagiários de edição e publicação: Mariana Caldas/Alexandre Makhoul/Mateus Loschi

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?