28.11.2017

Lançamento do Livro Contracondutas

No dia 7 de Dezembro (quinta-feira), a partir das 19h, o projeto Contracondutas chega à sua conclusão com o lançamento do livro Contracondutas Ação Político-Pedagógica, a exibição do documentário Terminal 3, produzido pela Papel Social, e o debate entre os convidados Leonardo Sakamoto (Jornalista e Diretor da ONG Repórter Brasil), Marcus Menezes Barberino Mendes (Juiz Federal do Trabalho do TRT 15), Carlos Alberto Bezerra Junior (Médico, Deputado Estadual – PSDB e Presidente da Comissão de DH da Assembleia Legislativa de SP), com mediação de Ciro Pirondi, arquiteto e diretor da Escola da Cidade. Acontece na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo).

EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTO

No âmbito da 11° Bienal de Arquitetura o projeto Contracondutas encontra um alinhamento às discussões propostas pela curadoria dessa edição, destacando os questionamentos acerca do projeto singular e a importância em se valorizar a articulação de agentes e processos capazes de expandir a ação do arquiteto, somando e adensando as possibilidades de debates interdisciplinares junto da equipe da Casa do Povo no momento de sua conclusão.

A BaseMóvel, um dispositivo de mediação e práticas reflexivas do projeto – desenvolvido por Vitor Cesar junto da equipe do projeto e alunos do bacharelado em História da Arte da UNIFESP – circulou por praças e espaços públicos de Guarulhos e ocupa agora o salão da Casa do Povo. Durante os meses de novembro e dezembro, além de acolher as atividades dos coletivos e equipe da Casa do Povo, serão propostas conversas e oficinas que retomam e inserem o debate sobre a imigração e o Trabalho escravo no território do Bom Retiro.

No terceiro andar da Casa, a exposição Cumbica apresenta o resultado de uma expedição fotográfica que Tuca Vieira, realizou a convite dos editores do projeto Contracondutas para integrar a publicação Contracondutas Ação Político-Pedagógica.

O resultado impactante das fotografias panorâmicas que Tuca Vieira realizou durante expedição de bicicleta, que circundou os limites entre o Aeroporto de Guarulhos e a malha urbana de seu entorno, serão montadas em grande formato. Duas a duas,num total de seis, essas grandes fotografias ocupam três salas e propõe uma imersão nesse território descontinuado e desconhecido, que alternado à visão da metrópole, enquadrada pela arquitetura do terraço da Casa do Povo, reiteram a discussão proposta pelo urbanista Kazuo Nakano. Motivado por essa expedição,e em diálogo com o trabalho de Tuca Vieira, Nakano reflete sobre a relação entre os espaços lisos e estriados da metrópole como lugares ao mesmo tempo de tensão e potencial transformação.

A ocupação do terceiro andar da Casa do Povo pela exposição Cumbica estabelece um diálogo arquitetônico entre a produção do artista e o espaço que o acolhe, o 3° andar, antes restrito ao acesso do publico.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Contracondutas Ação Político-Pedagógica”
Editores: Ana Carolina Tonetti, Ligia Nobre, Gilberto Mariotti e Joana Barossi. Editora da Cidade, 640pg
distribuição gratuita

Abertura da Exposição: “Cumbica” Tuca Vieira

Data: 7 de dezembro, das 19h às 22h
Funcionamento da exposição:
8 a 19 de dezembro de 2017
16 a 27 de janeiro de 2018.
Terça à sábado, das 14h às 19h.
Local: CASA DO POVO – Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo, SP.

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?