29.11.2016

Pesquisas Acadêmicas

Parte fundamental das atividades desenvolvidas no Projeto Contracondutas a pesquisa acadêmica procura trazer aspectos relevantes para uma reflexão crítica dos repetidos episódios de trabalho análogo à escravo denunciados pela justiça junto à construção civil. Busca-se assim, a partir da ampliação do escopo de análise, apontar e problematizar aspectos que, em escalas diversas, relacionam sistemas econômicos, dinâmicas produtivas, processos de urbanização, projetos arquitetônicos e condições de trabalho.  Para além de um caráter de denúncia ou de respostas imediatas, o objetivo central é criar um corpo crítico de estudos que sejam capazes de formular novos questionamentos acerca das lógicas mais ou menos profundas que levam a permanência dessas condições degradantes de trabalho.

Composto por um amplo quadro de docentes e discentes em sua maioria da Escola da Cidade, mas contando também com participações externas, a pesquisa acadêmica organiza-se em três núcleos principais que por sua vez desdobram-se em linhas de pesquisa específicas. O primeiro desses núcleos foca-se na dimensão territorial, nos fluxos e consequências gerados pelos processos que envolvem a realização de grandes obras de infra-estrutura em escala nacional. O segundo núcleo volta-se para a compreensão das dinâmicas de trabalho no estágio atual do capitalismo a partir do olhar para o arquiteto, o projeto arquitetônico e o canteiro de obras. O terceiro núcleo olha de forma mais detida para o trabalhador em condições de Trabalho escravo, quer seja do ponto de vista de sua inserção social, quer seja do ponto de vista da memória.

Pensadas também como processos de aprendizagem, a pesquisa acadêmica do Projeto Contracondutas é desenvolvida com a ampla participação dos alunos de graduação em lógica próxima à iniciação científica e se organizam em encontros de trabalho periódicos de cada uma das linhas de pesquisa e dos núcleos, mas ainda em encontros mensais onde todo o grupo se reúne para atualizar o andamento dos trabalhos e debater questões teóricas e aplicadas das pesquisas.

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?