01.12.2016

Seminários: Segundo Ciclo

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade, em parceria com o Projeto Contracondutas, organizou o segundo ciclo de palestras e debates abertos ao público, ligados aos temas que estruturam tal projeto: grandes obras, migração e Trabalho escravo. O primeiro desses ciclos – maio e junho de 2016 – trouxe à Escola da Cidade nomes como Margareth Rago, Luiz Felipe de Alencastro, José de Souza Martins, Karina Leitão e Paulo Arantes. Este segundo, que aconteceu no mês de novembro, enfatizou questões jurídicas e sócio-ambientais.

primeiro encontro

GRANDES OBRAS E O Trabalho escravo
com Jônatas Andrade

Na primeira conversa do ciclo, o especialista em matéria de “regimes negativos de direito”,  falará sobre a situação atual do trabalho e das relações de trabalho em algumas porções da Amazônia Brasileira, no contexto de expansão da fronteira urbana e das obras de infra-estrutura que, há cerca de uma década, redesenham a geografia regional. Andrade analisará o combate à exploração e ao abuso pelo prisma do poder Judiciário.

segundo encontro

GRANDES OBRAS E LICENCIAMENTO
com Flávia Scabinequipe de Desenvolvimento Local do GVCES 

Para a segunda conversa da série, a Escola recebe Flávia Scabin, professora da FGV Direito SP e pesquisadora especialista em temas relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento. Na última década, o tema do licenciamento e das condicionantes sócio-ambientais, ligadas aos grande empreendimentos de infraestruturas que se multiplicaram por todo o país, ganhou relativa candência no debate nacional. Para tratar do assunto, além de Scabin, teremos a equipe de Desenvolvimento Local do GVCES, que atua na determinação e no cumprimento de tais condicionantes e acumula importantes experiências de campo.

terceiro encontro

CONTRA-INTERVENÇÕES
com Coletivo 308 + David Sperling + NEC/USP São Carlos + Raquel Garbelotti + Vânia Medeiros + Coletivo Metade + Danielli Wal + Guilherme Akio + Mayara Wal + Milene Gil + Semyramys Monastier

Para a terceira conversa deste segundo ciclo, a Escola da Cidade abre espaço aos autores das propostas de Intervenção Pública, submetidas ao Projeto Contracondutas por meio de uma chama aberta récem-organizada. As intervenções procuram problematizar, investigar e comunicar as relações contemporâneas de trabalho, inclusive o trabalho análogo a escravo, além de parcerias com artistas e coletivos buscando o desenvolvimento e a execução de projetos que articulem pesquisa, formação e intervenção.

quarto encontro

GRANDES OBRAS E DIREITOS
com Fabiana Severo e Ronaldo Vasconcelos

Na última conversa da segundo ciclo, a Escola da Cidade, o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea e o projeto Contracondutas recebem a defensora pública Fabiana Severo e o advogado Ronaldo Vasconcelos. Em pauta, as prerrogativas de fiscalização do poder público, os direitos e os deveres das empresas no tocante às suas responsabilidades sócio-ambientais.

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?