31.08.2016

Caderno de Campo

Vânia Medeiros

“Caderno de Campo” é um processo colaborativo entre a artista e dez trabalhadores da construção civil, que propõe a produção por cada um dos participantes-criadores de um caderno com desenhos sobre sua rotina de trabalho durante um mês. Estão previstas cinco reuniões presenciais de partilha e discussão – a ocorrerem semanalmente, com duração de 2h – e cada um dos participantes-criadores deverá ganhar por cada hora dos encontros o equivalente à sua hora de trabalho.
O caderno de desenho é um dispositivo para a conservação do conhecimento, não como um registro inerte, mas como algo vivo.
O desenho a que nos referimos nada tem a ver com técnica ou virtuosismo de nenhum tipo, nem mesmo pretensões estilísticas, mas de um diálogo com o observado, em estado de atenção agudo, permeado de dúvidas e questionamentos. A criação de cadernos de campo a trabalhadores da construção civil enquanto um potente dispositivo de investigação, problematização e comunicação das relações cotidianas de trabalho neste âmbito.
Ao final do processo, os desenhos serão publicados em um livro, que será distribuído gratuitamente.

Colaboradores:
Ayelén Gastaldi (Oficina de encadernação)
Tiago Lima (Fotografia)

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?