05.09.2017

INTERVENÇÃO TERMINAL 3

Ana Tranchesi, Isabella Beneduci Assad

Registros fotográficos da intervenção realizada pelo Coletivo Metade no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. As frases abaixo ocuparam o espaço reservado à publicidade nos carros de bagagem.

GATO TERCEIRO
s.m terceirização; pirâmide de roubo; vai ficando dinheiro no meio desse caminho tudinho; esquema que não quer pagar; gato mãe, gato pequeno; é a mania que eles tem agora; não pode reclamar; tá acabando com o trabalhador da construção civil; agenciador; empresa segunda; 200, 300, 400 fica para trás; desengano engano; onde é que está o dinheiro da gente? é para perder calado;

 SALÁRIO SECO
s.m dinheiro pouco; raso; paga menos do que aquela conta exata que tem que pagar; salário mixo; sempre 400 a menos; mais valia; explorado; tirado; quando só não aumenta o salário da gente; é tipo escravo das empresas, escravo de si mesmo.

PIÃO DE TRECHO
s.m trabalhador viajante; caminhante; 4 meses no alojamento da firma 3 dias em casa; que vive no meio do mundo; percorre; ajuda a construir o país; sempre migrante; ir sem trabalho certo; à procura de aléns; medo de não voltar; livre; que constrói.

CIMENTO GELADO
s.m cimento que seca rápido; é um produto que eles colocam; que cala tapa esconde; quando some um corpo que cai; petrifica; concretiza; areia, água, cimento e um corpo; bateu caiu secou.
DESVIO DE FUNÇÃO
s.m. quando o trabalhador quebra um galho; faz tudo deve tudo sabe tudo, precisa saber tudo; perigo: acidente de trabalho; abandono; substituição; desacordo; proposta que a gente recebeu e não tinha; confusão; só pra se dar bem a empresa.

DIREITO DE RECUSA
s.m o que é nosso: coragens; quando o trabalhador interrompe; conflito; denúncia; peão que mete a cara; manda embora na hora, você não pode reclamar; desobediência; é pra não perder calado; desengano; se agente não tivesse reclamado isso até hoje a gente tava lá trabalhando; luta.

PEÃO RODADO
s.m a pessoa fica suja; peão marcado; ficar sem trabalho; quem não ficha no emprego; jogado; barrado pelo sistema; assujeitado; preso; que é enganado; quebrado pela emenda; ir sem trabalho certo; peão que mete a cara; prometeram uma coisa, chegando lá deram outra; nada.

ASSUJEITO
s.m é o não reconhecimento do sujeito; condição de obediência; engolido pela ordem; a gente só queria mil reais para voltar; jogado no sistema; ruim ruim ruim; o sistema é bruto; precisando daquela diária tem que fazer; quietude; desgostoso.

CONTRA CONDUTA
s.f desobediência; grito; desordem; o povo é igual formiga: os outros pisando e ele vindo em cima, por mais que eles lhe pisem, é você subindo.

TRABALHO
s.m é uma coisa durante; daquilo que faz daquilo que é, daquilo que quer ser; uma capacidade responsável; se refere desde a nascente, até o final; sobrevivência do trabalhador; exercer entender saber ser; é o modo da gente construir.

©2020 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?