Contra
Condutas

Pesquisa sobre trabalho e migração na construção civil

Pesquisa sobre trabalho e migração na construção civil

27.09.2017

Publicações

Por trás do Tapume – Sabrina Duran

“Por trás do tapume: fatos e reflexões sobre o trabalho dos operários no canteiro de obras”, primeira sugestão de nome para esta publicação que agora prefaciamos, talvez oferecesse uma ideia geral do que pode ser lido nesta série de reportagens de Sabrina Duran, mas, certamente, não comunicaria a postura investigativa que o distingue de um artigo que escolhe tomar distância segura de seu objeto. Outra opção: “Por dentro do canteiro: fatos e reflexões sobre o trabalho dos operários da construção civil”, apenas alterava os termos sem abrir mão do formato da versão anterior, no mesmo tom generalista. Ficariam de fora as palavras que o processo investigativo das reportagens nos faz descobrir e reconhecer, como se pudessem ser escondidas novamente: violência, opressão, exploração.

Livro GRU-111: Contracartografias

GRU-111: Contracartografias foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas, Grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos, como projeto de pesquisa e intervenção pública, integrando as atividades do Projeto Contracondutas.

Caderno de Campo – Vânia Medeiros

Caderno de campo é o resultado de um convite que fiz a sete trabalhadores da construção civil para desenhar, em cadernos, suas rotinas de trabalho no canteiro de obras durante um mês. A ideia me veio a partir da leitura do livro I swear I saw this [Juro que vi isso], do antropó- logo australiano Michael Taussig. Nele, Taussig se pergunta se os desenhos e garatujas que realiza em seus próprios cadernos de campo têm valor etnográfico. Ele se refere a um tipo de desenho que não tem nada a ver com técnica ou virtuosismo de nenhum tipo, nem mesmo pretensões estilísticas. Um desenho que é um diálogo com o observado, em estado agudo de atenção, permeado por dúvidas e questionamentos. Taussig se refere a este desenho como a instauração de “um novo olho”. “Escrever”, diz ele, “produz julgamentos e sínteses que, muitas vezes reduzem a realidade”. O desenho, por sua vez, lança perguntas.

Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade

Em sua terceira edição, a revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade assume um perfil particular e certamente especial: trazer a público através da produção de alunos de graduação, parte das atividades desenvolvidas entre maio de 2016 e fevereiro de 2017 pelo projeto Contracondutas.

Caderno Contra Seminário Internacional Condutas

Caderno com organização visual de atividades e conteúdos do Contra Seminário Internacional Condutas.

Projeto gráfico: Vitor Cesar

Folder Projeto Contracondutas

Folder com organização visual de atividades e conteúdos do Projeto Contracondutas.

Projeto gráfico: Vitor Cesar

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?