19.09.2016

Rio Now

O site Rionow é resultado de um grupo de pesquisa 1 , sediado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que tem com objetivo levantar, acompanhar e registrar, a partir de uma perspectiva crítica, o processo de transformações urbanas do Rio de Janeiro em função de megaeventos sediados na cidade a partir de 2009, e culminante com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

A escolha do Rio de Janeiro para sediar as primeiras Olimpíadas na América do Sul levou a um boom de projetos e obras que se seguiu a um longo período de estagnação econômica e cultural nesta cidade de 6,3 milhões de habitantes. Mesmo que muitas promessas tenham ficado no papel – como a despoluição da Baía de Guanabara e a urbanização de 260 favelas – entre outubro de 2009 e agosto de 2016 surgiram arenas, obras viárias, lançamentos imobiliários, edifícios corporativos, museus, hotéis. Além de obras na área portuária que incluíram a demolição de um elevado de 7 km e a abertura de 4km de túneis, com trechos escavados sob alguns dos sítios de maior valor histórico, paisagístico e simbólico da cidade.

Esse processo mobilizou agentes públicos e privados, em diferentes modelos de parcerias. E ainda que em novo registro, contou-se mais uma vez com os apelos da “modernização” para justificar um modelo de transformações ancorado na arquitetura e acompanhado de imensos custos financeiros, sociais e ambientais. Mas quanto de inovação trouxeram consigo esses projetos, e quais deles são dignos da arquitetura e dos espaços urbanos que esta cidade já produziu? Que alternativas surgiram para o modelo predatório que domina grandes cidades hoje com edifícios cada vez mais desumanos? Em que medida os projetos e intervenções conduziram efetivamente à redução das desigualdades sociais que são tão abissais nesta cidade? Que grau de participação teve a sociedade? E que cidade resultará de todo este processo, afinal? Nós lhe convidamos a buscar as respostas para essas perguntas neste site, construído a partir de uma pesquisa extensa e do cruzamento de diferentes informações e conteúdos. Welcome to Rionow. Esse jogo não acabou, nem vai acabar quando a pira se apagar.

Notas de Rodapé

  1. Ana Luiza Nobre (coordenação), Antonio Sena (professor colaborador), Bruno Siniscalchi, Carlos Zebulun, Carolina Chataigner, Carolina Maiolino, Cauê Alves, Clara Benevenuti, Francisco Arraes, Gabriel Kozlowski Maia, Joana Martins, Juliana Biancardine, Juliana Menezes, Mariana Netto, Mateus Rosa, Nathalia Perico, Raphael Carneiro, Rodrigo Messina e Zeca Osorio

©2019 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?