Dois em Um

Há quase uma década, a Escola enfrenta o desafio de transformar dois edifícios residenciais, no centro de São Paulo, em uma faculdade de arquitetura, ou seja, um prédio de uso público, estudantil mas que, durante esse processo, foram reveladas peculiaridades que encarecem essa adaptação.

O baixo orçamento disponível e as exigências de normas além da legislação dificultam a conclusão das obras. Dessa forma, levando-se em consideração essas questões, os Grupos 08 e 24 se uniram para debater os desafios desta nova etapa.

Nos debruçamos sobre os três principais desafios: Acesso em nível com a rua e sua integração com o pátio; biblioteca distante desta relação pública; a presença da administração neste espaço; desacordo com as normas (ausência de bicicletario, acesso autônomo ao portador de necessidades especiais, permeabilidade do solo).

Como partido, inserimos uma rampa de acesso tanto para deficientes quanto para ciclistas; a área em desnível do pátio foi elevado por piso gradeado, removendo toda a cobertura do solo adicionando uma área de solo permeável de 200m2 e três novas espécies arbóreas de grande porte.

A instalação dos vestiários na antiga copa, ao lado do banheiro, foi pensada para reduzir as adaptações e por consequência, seu custo. O acesso pela porta antiga visa, por sua vez, reduzir deslocamento das bicicletas pelas áreas internas, melhorando também o acesso ao cadeirante que visita o espaço para exposições.

O gradil leva iluminação extra ao subsolo, tornando possível a utilização da oficina de maquete e do laboratório de informática, que agora compõem o subsolo.

A biblioteca ocupa integralmente o primeiro andar, com uma visibilidade para o térreo, ampliando a integração entre os pavimentos de acesso público. O C.A. passa a ocupar o espaço do edifício onde está localizada a diretoria liberando, assim, uma parte da área ocupada do solo, para o cumprimento das normas

Dois novos andares são agregados em estrutura leve, para abrigar o auditório e administração.

 

 

Pedro Paoliello de Medeiros

Ugo Breyton Silva

Rafael Gasparian Calil Jardim

Débora Cristina da Silva Filippini

Tiago Guimarães Rodrigues

Marília Moreira

Sofia Boldrini Sinem

Clara D’andrada de Almeida

João Victor

Eduardo Amaral de Mello Pinto

Arnau Bassas Martin

Annabel Melo

Beatriz Gomes Oliveira

Júlia Moreno Villaça

 

Professores: Gui Sibaud e Cristiane Muniz

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?