Próximo do Céu

A cobertura é o ponto do prédio que está mais próximo do céu. A vista chega mais longe lá do alto, onde dá pra ver todos os lados e perceber a amplitude da abóboda celeste. A vida urbana raramente tem espaço para essas experiências, que costumam ser reservadas aos turistas e aos mirantes construídos especificamente para esse fim. O que acontece é que milhares de metros quadrados de cobertura não realizam toda a sua potência e se tornam espaços residuais inacessíveis, seja por questões construtivas ou regulamentares, ou acabam nas mãos de poucos proprietários mais endinheirados, no caso dos prédios residenciais.

O prédio da Escola da Cidade se encaixa no primeiro caso. A cobertura de telha não permite que o terraço seja habitado e com isso perdemos um andar inteiro de possibilidades. O nosso projeto começa aí, estabelecendo uma laje plana e impermeável, apoiada com infraestrutura simples de banheiros com vestiário, depósito, captação de água da chuva, aquecimento solar de água e sistema fotovoltaico. Com isso, a maior parte do novo andar ficará livre para projetos experimentais dos alunos. A ideia é aliar o projeto arquitetônico com o pedagógico e criar um espaço de uso flexível, vinculado à disciplina de tecnologia e às experiências construtivas em escala real.

Imaginamos para esse lugar construções efêmeras, pensadas e construídas pelos alunos. Todo ano um projeto novo seria desenvolvido para a cobertura, determinando o seu uso com base na demanda daquele momento. Uma possibilidade seria que os alunos do 4º ano da disciplina de tecnologia fizessem o projeto durante o segundo semestre. No primeiro semestre do ano seguinte, vinculado ao exercício único, o projeto seria construído em conjunto com os alunos do primeiro ano. No fim de cada ciclo, a cobertura seria desmontada para dar lugar à nova e assim por diante. Essa atividade colocaria os alunos como construtores ativos do espaço da Escola, desenvolvendo também habilidades e conhecimentos que advém da construção 1:1.

 

 

Ana Clara Marin Oliveira

Amanda Silber Bleich

Julia Brant de Carvalho Daudén

Manuella Ferreira Leboreiro

Luiz Felipe Prandini Orlando

Pedro Paulo Reinholz de Sampaio Vianna

Giovanni Frazzatto

Caique Germano Cabral e Silva Meirelles

Natasha Nahssen Rojas

Martha Levy Rezende

Sérgio Henrique Ferreira de Oliveira

Valentina Elisabetsky Kacelnik

Gabriela Sayuri Shiomi

 

Professores: Eduardo Colonelli e Anderson Freitas

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?