P5 – Grid

Territorialidades Culturais

O presente relatório corresponde à etapa Visão Sinótica Dos Espaços/ Territórios Operados: Sistematização e Comparação Gráfica (item I.A.V) dos Serviços de Pesquisa – Intervenção Educativa do contrato Elaboração de Projeto Arquitetônico da Unidade do Sesc Campo Limpo (contrato Nº 12.511), firmado entre a Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Nomeada grid, esta etapa do trabalho, com seus produtos e resultados relatados neste documento, prevê como resultado a produção de material gráfico que, coligindo, sistematizando e confrontando entre si as informações obtidas nas fases precedentes, reúna — na forma de quadros sinóticos — argumentos e posições claras sobre o território e as territorialidades culturais levantadas, com o objetivo de fazer emergir padrões de regularidades que se possam construir entre as diversas manifestações e eventos que consubstanciam cada uma das territorialidades culturais mapeadas e analisadas. Ademais, encadeamento necessário ao desenvolvimento da pesquisa, tal material organizado em forma expositiva deve alimentar a etapa subsequente cruzamento — ”devolução e crítica” — a se realizar com os grupos pesquisados, Sesc e o próprio grupo técnico que projeta a nova unidade Campo Limpo.
Conforme previsto no plano de trabalho, foram realizadas as seguintes atividades e elaborados os produtos a elas inerentes:

– Sistematização das análises feitas nas outras etapas e escolha dos cruzamentos. Os produtos de cada parte do processo integram relações e agenciamentos diferentes em diversas perspectivas. Aqui será o momento de compreender e assumir estas relações;

– Desenvolvimento dos argumentos de cada quadro. Serão elaborados argumentos que favoreçam a melhor leitura através da definição dos elementos que deverão ser selecionados mostrados;

– Formatação e produção dos quadros, dividido por argumentos e/ou territorialidades. Serão organizadas uma série de informações em mapas, gráficos e textos para diferentes argumentos.
Além destes, o desenvolvimento de anteprojeto expositivo agrega-se também a este relatório. Para a continuidade deste relatório, foi necessário rever as etapas anteriores percorridas até aqui pela pesquisa das territorialidades culturais e ter clara a posição da atual etapa na linha de desenvolvimento, passado e futuro, do trabalho.

EQUIPE ESCOLA DA CIDADE

PROFESSORES
Arqº. Pedro M. R. Sales (coordenação)

ALUNOS ESCOLA DA CIDADE
Felipe A. Brunelli, 4º ano
Lucas B. Rodrigues, 4º ano
Marília Serra, 6º ano
Marina D. L. Schiesari, 3º ano
Marina D. Bagnati, 5º ano
Pedro Henrique Norberto, 5º ano
Sabrina Sotello, 4º ano
Stella B. Tamberlini, 5º ano
Rebeca Domiciano, 6º ano

CONSULTORES EXTERNOS
urbanismo Arqº. Pedro Vada
etnografia Antr. Me. Yuri B. Tambucci

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?