Luminotécnica

A partir das imagens apresentadas para ilustrar o conceito/partido a ser adotado no projeto de arquitetura para a Unidade Provisória do Sesc Campo Limpo, começaram a surgir algumas referências para o conceito da iluminação.

As ilustrações da proposta conceitual de arquitetura mostravam trilhos ferroviários e cenas das estradas de ferro no sul do país, aludindo a uma disposição pavilionar da cobertura e a vagões que abrigariam programas de apoio. Os “vagões” poderiam ser depositados e deslocados pelo percurso com facilidade propiciando uma dinâmica de usos, envoltos por uma grande cobertura leve e fluida, como nas antigas estações de trem.

Em respeito ao partido arquitetônico pensamos em adotar uma estratégia de iluminação consagrada na arquitetura ferroviária, a iluminação geral do espaço feita através de postes de iluminação. Essa estratégia, para além de sua afinação com o partido definido pela arquitetura, nos pareceu adequada para o projeto do SESC por remeter imediatamente a iluminação de espaços públicos, de uso coletivo e caráter comunal. Seguindo o exemplo do edifício da Estação da Luz, idealizamos os postes transpondo, com seu espaçamento rítmico, o espaço coberto e se estendendo ao espaço aberto da praça. Do interior para o exterior.

Com a proposta dos postes, livramos a estrutura da grande cobertura de interferências decorrentes dos encaminhamentos de instalações. Isto deve facilitar tanto a manutenção, como a montagem e desmontagem de todo este edifício temporário. A elétrica deverá caminhar pelas bordas do mezanino respeitando a premissa de manter a cobertura muito leve e livre da infra-estrutura elétrica.

A iluminação geral ficará assegurada pelos postes e cada área específica será devidamente tratada para flexibilizar as distintas atividades previstas pela arquitetura.

O teatro/auditório, que poderá incorporar diversos usos, além da iluminação que se presta aos serviços de ordem geral, circulação, balizamento, segurança, etc, contará com projeto especifico para cenotecnia.

Adotaremos o LED como parte indispensável em um trabalho desta dimensão, abrangendo todas as condicionantes para conservação de energia e do meio ambiente, alta eficiência luminosa, elevada vida útil e ausência de componentes nocivos.

Tendo sempre em vista o partido adotado pela arquitetura e visando sempre uma ocupação consciente do espaço, traçamos as diretrizes que irão nortear nossa Proposta para o Luminotécnico da Unidade Provisória do Sesc Campo Limpo.

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?